A equipe do Globo Ciência esteve em Campos, nesta sexta-feira, dia 24, para realizar gravações para um programa especial em homenagem ao Ano Internacional da Química. Além dos cartões postais da cidade, o Instituto Federal Fluminense também foi escolhido como locação.
No laboratório de Química do IFF, o apresentador Alexandre Henderson acompanhou o experimento do professor Wander Gomes e seus alunos, que construíram um espectroscópio, que é um equipamento usado na análise de espectros eletromagnéticos, incluindo a luz visível e análises químicas. Graças à utilização do processo de espectroscopia foi possível a descoberta de dois novos elementos químicos, o Césio e o Rubídio.
O espectroscópio foi criado no século XIX, por dois cientistas Robert Bunsen e Gustav Kirchoff e até hoje tem seus princípios utilizados nas mais diversas áreas, principalmente a medicina. Eles serão os homenageados deste programa.
De acordo com o apresentador, Alexandre Henderson, o grande desafio do Globo Ciência é trazer a linguagem cientifica para o público heterogêneo da televisão. Cada edição do programa é gravada em uma cidade ou capital. Esta é a primeira vez da equipe em Campos.
“É uma alegria ver que se faz ciência de norte a sul do Brasil. Nosso país produz ciência e tecnologia e tem patrimônio humano para isso. Fazer cada programa em um lugar diferente dá a oportunidade de conversar e ouvir jovens de diferentes realidades”, disse Alexandre.
Dirigido por Manuel Lampréia Carvalho, o Globo Ciência é exibido nas manhãs de sábado, com 25 minutos de duração, junto a outros programas educativos da TV Globo, como o Globo Ecologia, o Globo Educação, o Globo Universidade e o Ação. É transmitido também pelo Canal Futura aos domingos, às 14h; às segundas, às 4h45; às terças, às 22h30 e às quintas, à 00h33.
Fonte:www.campos24horas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário