Secretário de Saúde fala sobre antecipação
Pais de crianças menores de 5 anos devem levar seus filhos para tomar as duas vacinas até o dia 22 de julho nos postos de saúde do município.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo foi antecipada em Campos. Na última-feira(13), a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação em 63 postos de saúde com salas fixas de vacinação.
No próximo sábado será o dia D e haverá mais 10 postos volantes oferecendo a vacina contra a poliomielite, que também estará disponível no ônibus da Epidemiologia no Parque Aldeia. A campanha segue até o dia 22 de julho, como orienta o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. “Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil”, informou Hirano.
A Secretaria de Saúde também está fazendo o chamamento de todas as crianças de 1 ano a 6 anos e 11 meses de idade para a vacinação contra o sarampo. Neste caso, elas receberão uma dose única da vacina tríplice viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba. “Os pais devem levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas”, completou o secretário.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, afirma que a segunda fase da campanha contra a poliomielite começa no dia 13 de agosto. “Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a polio”, disse.
Aproximadamente 43 mil crianças devem participam da campanha em Campos, sendo 6 mil delas menores de 1 ano de idade. Outras 27 mil têm de 1 a 5 anos, enquanto 10 mil estão na faixa etária entre 5 e 7 anos. O superintendente destaca que a poliomielite está erradicada do Brasil há 20 anos. “No entanto, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países”, defende.
Sarampo – Já em relação ao sarampo, Charbell informou que a doença retornou ao país nos últimos anos, tendo sido importada de outros países. “Em Campos, não há casos de sarampo há 15 anos, mas ele pode voltar se uma dessas pessoas doentes tiver contato com alguém de nossa cidade”, alerta.
Calendário – O secretário de Saúde lembra, ainda, que as duas vacinas já integram o Programa Nacional de Imunização (PNI) e, por essa razão, também estão disponíveis durante todo o ano, mesmo fora do período da campanha. “Porém, todas as crianças devem se vacinar novamente durante a campanha, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente”, explica.
Fonte: www.campos24horas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário