Os produtos da cesta básica tiveram novo aumento. É o que comprova a pesquisa feita pelo Procon de Campos entre os dias 06 e 07 de maio, nos principais supermercados da cidade. Em relação ao mês anterior, o aumento foi de 1,75% e o acumulado do ano já passa dos 7,0%. De acordo com a pesquisa, os itens que mais subiram foram o tomate, a batata, a banana prata, o leite e seus derivados.
Dentre os produtos que tiveram redução, o destaque vai para a carne bovina, o arroz, o feijão, o açúcar cristal e o pão francês. Os técnicos do Procon alertam que alguns produtos têm diferenças de preço de até 100%.
Os agentes do Procon avaliam que os itens de higiene e limpeza tem os preços praticamente estáveis desde o início do ano. Já os alimentos sofrem com as mudanças climáticas, ora aumentando ora diminuindo de preços. O ideal é o consumidor dar preferência aos produtos que estão na safra, pois a grande oferta faz baixar seus preços. Já os produtos que estão na entressafra, via de regra, estão com os preços elevados.
Segundo a secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, os consumidores campistas ainda tem comportamento muito tímido na hora de pesquisar e diversificar os locais de compra. “Às vezes, é mais cômodo concentrar as compras em um só estabelecimento, mesmo que o custo da compra seja superior. Precisamos nos habituar a procurar as melhores ofertas dentre os vários estabelecimentos instalados na cidade. O mercado de Campos é bem variado e o consumidor deve andar um pouco mais para comprar com o melhor preço”, destaca a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário