Translate

terça-feira, 24 de maio de 2011

Agricultura de Campos desenvolve Programa de Inseminação Artificial

Terça-feira, 24 de maio de 2011 (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca desenvolve desde o início do governo Rosinha Garotinho, em 2009, o Programa de Inseminação Artificial para a melhoria genética do rebanho e o aumento da produção de leite. O programa, desenvolvido em parceria com as associações locais, foi ampliado e teve o atendimento melhorado nos sete núcleos onde existem inseminadores da secretaria. São beneficiados produtores dos núcleos de Santa Maria, Morro do Coco, Dores de Macabu, Conselheiro Josino, Rio Preto, São Sebastião e São Martinho.

Dados da secretaria mostram que, em 2009, ocorreram 1.133 nascimentos. Em 2010 o número de nascimentos foi de 1.111. Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, a tendência é que a geração melhore com o tempo em progressão. “O resultado tem sido muito positivo. Esses dois anos em média foram geradas 500 matrizes de excelente qualidade que vão garantir novas crias de um rebanho ideal, que come pouco e produz mais leite”, informa Paes.

A inseminação artificial é feita pelo inseminador da região. O sêmem fica armazenado num botijão de hidrogênio e a injeção é aplicada na vaca. O rebanho tem o acompanhamento de veterinários da secretaria, que ficam no local. O proprietário que quiser solicitar o serviço de inseminação artificial da Secretaria de Agricultura deve entrar em contato com o inseminador da região, que vai até a propriedade fazer a inseminação.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Pesca, localizada na Avenida Presidente Vargas, 180, no bairro Pecuária; ou pelos telefones (22) 2732-4344 e (22) 2732-6400.

Fonte: www.campos24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens do Ap. Luciano

Relógio

Contador de acessos

Versículos Bíblicos

Reflita Nessa Palavra:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)